Os passos mais importantes para uma instalação elétrica!
A instalação elétrica é um dos mais fundamentais passos em uma obra, assim como poucas coisas hoje funcionam sem eletricidade, a instalação elétrica também representa um alto risco para a obra. Por isso deve ser sempre muito bem executada, e abaixo segue os principais passos que devem ser seguidos e respeitados para que seja bem executada com segurança e não apenas funcione mas sim que funcione pelo tempo que permanecer instalada com a devida manutenção!
- O projeto
Assim como em todos os seguimentos da engenharia, a elétrica não foge disso, é sempre muito importante que uma instalação elétrica comece pelo projeto elétrico. Pois é no projeto que temos a chance de analisar e calcular os circuitos, demanda, material a ser utilizado, quais normas serão aplicadas, ferramentas que serão necessárias. Além do que o projeto elétrico cria um histórico, que poderá ser consultado futuramente por outro eletricista que venha fazer alguma manutenção ou modificação. Além do que em grande parte dos casos a concessionária de energia pede o projeto elétrico com o calculo de demanda para aprovação da entrega de energia no padrão de entrada.
Um projeto bem feito sempre deve respeitar as normas vigentes, e sempre atualizadas, observando a aplicação da instalação elétrica:
Lembrando que para cada uma dessas opções acima existe um item da norma que diferencia a forma como será executada a instalação, o material, as normas e equipamentos de segurança a serem aplicados
O projeto sempre deve conter:
- diagrama unifilar ou multifilar
- calculo de demanda
- data da execução
- normas aplicadas
- dimensionamento do material usado
Estes itens são de extrema importância no projeto, como disse antes, alguns para a execução e outros apenas para consultas futuras. Como por exemplo o calculo de demanda é muito importante para uma futura modificação, o eletricista saber qual a capacidade instalada, oque foi retirado da obra e o que entrará de carga a mais.
A data da execução, também é de extrema importância, para se ter a exata data de validade dos componentes e o prazo que se deve realizar a manutenção preventiva.
Sempre deve ser devidamente observado as normas vigentes, pois elas existem porque muitas pessoas passaram muito tempo estudando a melhor forma como deve ser feita, e o material a ser aplicado, para segurança e bom funcionamento. Por isso nunca tente economizar um material ou encurtar ou bular algo, pois pode ser fatal para uma vida, ou para sua carreira.
Sempre deve ser devidamente observado as normas vigentes, pois elas existem porque muitas pessoas passaram muito tempo estudando a melhor forma como deve ser feita, e o material a ser aplicado, para segurança e bom funcionamento. Por isso nunca tente economizar um material ou encurtar ou bular algo, pois pode ser fatal para uma vida, ou para sua carreira.
- A execução
A execução sempre deve ser feita por um profissional qualificado, lembrando que qualificado não significa experiente, a experiência apenas ajudará um profissional a realizar sua tarefa com mais agilidade, sem precisar consultar a alguém ou algum tutorial. Mas isso não quer dizer que um recém formado não possa executar um ótimo trabalho, muito pelo contrário, muita das vezes o realiza com mais atenção tomando cuidado em cumprir todos os itens da norma, os itens de segurança e o uso das ferramentas de forma correta.
Durante a execução é sempre importante cumprir os seguintes passos:
- Seguir exatamente o projeto
- Seguir as normas de segurança
- Utilizar as ferramentas corretas e de forma correta
- Sempre sinalizar o local de trabalho
- Realizar testes finais
A execução é sem duvida o passo mais importante para uma instalação bem feita e segura, por isso deve sempre ser seguido o projeto, e caso não seja possível o projeto deve ser reanalisado e modificado. Nunca fazer uma alteração durante a execução e não modificar no projeto, esse é um dos principais erros que se comentem e causam grandes acidentes e problemas futuros.
É sempre bom lembrar que as normas regulamentadoras (NBR) são diferentes das Nr's. As NBR como a NBR5410, regulamenta a forma como deve ser executada a instalação, especificando dimensões, tipo de material, quantidade e etc. Enquanto as Nr's como a NR10 que regulamenta a forma como o eletricista deve realizar o serviço, observando a segurança sua, das pessoas envolvidas e da instalação. Por isso, por mais inteligente que você seja, ou por mais experiência que tenha, nunca tente fazer o serviço de outra forma, isso pode custar sua carreira, sua vida ou de outra pessoa.
Agradeço a todos, pela breve leitura, enviem questões, duvidas ou sugestões para que possamos compartilhar ainda mais informações para o bem de todos!

Nenhum comentário:
Postar um comentário