sábado, 14 de janeiro de 2017

Motor de passo

MOTOR DE PASSO 

O motor de passo (“Stepper Motor” ou “Step Motor”), pode-se dizer, que se trata de um transdutor que converte pulsos elétricos em movimento mecânico de rotação. A rotação do eixo do motor é caracterizada por um especifico ângulo incremental de passo para cada pulso de excitação. Esse ângulo incremental é repetido precisamente a cada pulso, gerado por um circuito excitador apropriado. O erro que possa existir num determinado ângulo incremental, é geralmente menor que 5%, sendo este erro não acumulativo. O resultado é preciso e de movimento fixo, sendo que a cada pulso tem-se o movimento de um único ângulo incremental de passo, o que possibilita um eficiente controle de posição.

 Sendo assim, o motor de passo possibilita um controle de velocidade, direção e distância, podendo em certos casos, dispensar o controle em malha fechada (ou realimentação), bastando para tal que o torque produzido pelo motor seja suficiente para movimentar a carga acoplada. O circuito excitador é constituído por um circuito sequencial (controlador) e um estágio amplificador de saída (driver). O circuito seqüencial pode ser projetado para que o motor gire seu ângulo incremental de passo a cada pulso na sua entrada, ou para que o motor gire apenas meio ângulo de passo.

Um motor de passos gira em um ângulo de passo fixo, assim como o ponteiro dos segundos de um relógio. Esse ângulo é chamado de "ângulo de passo básico".



O motor de passo é aplicado em situações de extrema precisão onde um pulso pode resultar em um movimento de frações de milimetros. 

Para enviar sinais a um motor de passo é preciso um drive ou placa especifica para cada modelo de motor devidamente parametrizada. 

Abaixo segue alguns modelos das centenas existente no mercado. 







VEJA MAIS : 




ENCODER - CLIQUE AQUI















TACO GERADOR - CLIQUE AQUI 

SERVO MOTOR - CLIQUE AQUI 














Nenhum comentário:

Postar um comentário