sábado, 14 de janeiro de 2017

Encoder

 ENCODER

Um encoder é um transdutor que converte um movimento mecânico angular ou linear em uma série de pulsos analógicos ou digitais elétricos. Esses pulsos gerados podem ser usados para determinar velocidade, taxa de aceleração, distância, rotação, posição ou direção.

O encoder é dividido em absoluto e incremental, e as formas de funcionamento em ótico ou magnéticoOs ENCODERS incrementais possuem um circuito eletrônico mais simples, pois visam informar velocidade e sentido de rotação, não tendo a propriedade de memorizar um posicionamento. Já o encoder absoluto pode memorizar posicionamentos, informar velocidade e sentido de rotação, sendo utilizados em aplicações de maior precisão e onde seja necessário armazenar posicionamento (como em ROBÓTICA). 

São dispositivos com altíssima precisão de sinal, podendo ser aplicado em diversas situações onde não pode haver falha, em eixos de giro continuo, como posicionador.


Exemplo de funcionamento de um encoder ópitico.

Para conseguir obter o sinal do encoder é necessário um drive especifico para cada encoder, podendo ser em placa de circuito impresso ou diretamente em um clp, até lguns Drives e inversores de frequência já vem com entradas para encoders. 

Existem centenas de modelos de encoders, abaixo segue alguns modelos mais aplicados: 








VEJA MAIS : 



MOTOR DE PASSO - CLIQUE AQUI 












TACO GERADOR - CLIQUE AQUI 

SERVO MOTOR - CLIQUE AQUI 












Nenhum comentário:

Postar um comentário