sábado, 14 de janeiro de 2017

Motor de passo

MOTOR DE PASSO 

O motor de passo (“Stepper Motor” ou “Step Motor”), pode-se dizer, que se trata de um transdutor que converte pulsos elétricos em movimento mecânico de rotação. A rotação do eixo do motor é caracterizada por um especifico ângulo incremental de passo para cada pulso de excitação. Esse ângulo incremental é repetido precisamente a cada pulso, gerado por um circuito excitador apropriado. O erro que possa existir num determinado ângulo incremental, é geralmente menor que 5%, sendo este erro não acumulativo. O resultado é preciso e de movimento fixo, sendo que a cada pulso tem-se o movimento de um único ângulo incremental de passo, o que possibilita um eficiente controle de posição.

 Sendo assim, o motor de passo possibilita um controle de velocidade, direção e distância, podendo em certos casos, dispensar o controle em malha fechada (ou realimentação), bastando para tal que o torque produzido pelo motor seja suficiente para movimentar a carga acoplada. O circuito excitador é constituído por um circuito sequencial (controlador) e um estágio amplificador de saída (driver). O circuito seqüencial pode ser projetado para que o motor gire seu ângulo incremental de passo a cada pulso na sua entrada, ou para que o motor gire apenas meio ângulo de passo.

Um motor de passos gira em um ângulo de passo fixo, assim como o ponteiro dos segundos de um relógio. Esse ângulo é chamado de "ângulo de passo básico".



O motor de passo é aplicado em situações de extrema precisão onde um pulso pode resultar em um movimento de frações de milimetros. 

Para enviar sinais a um motor de passo é preciso um drive ou placa especifica para cada modelo de motor devidamente parametrizada. 

Abaixo segue alguns modelos das centenas existente no mercado. 







VEJA MAIS : 




ENCODER - CLIQUE AQUI















TACO GERADOR - CLIQUE AQUI 

SERVO MOTOR - CLIQUE AQUI 














Encoder

 ENCODER

Um encoder é um transdutor que converte um movimento mecânico angular ou linear em uma série de pulsos analógicos ou digitais elétricos. Esses pulsos gerados podem ser usados para determinar velocidade, taxa de aceleração, distância, rotação, posição ou direção.

O encoder é dividido em absoluto e incremental, e as formas de funcionamento em ótico ou magnéticoOs ENCODERS incrementais possuem um circuito eletrônico mais simples, pois visam informar velocidade e sentido de rotação, não tendo a propriedade de memorizar um posicionamento. Já o encoder absoluto pode memorizar posicionamentos, informar velocidade e sentido de rotação, sendo utilizados em aplicações de maior precisão e onde seja necessário armazenar posicionamento (como em ROBÓTICA). 

São dispositivos com altíssima precisão de sinal, podendo ser aplicado em diversas situações onde não pode haver falha, em eixos de giro continuo, como posicionador.


Exemplo de funcionamento de um encoder ópitico.

Para conseguir obter o sinal do encoder é necessário um drive especifico para cada encoder, podendo ser em placa de circuito impresso ou diretamente em um clp, até lguns Drives e inversores de frequência já vem com entradas para encoders. 

Existem centenas de modelos de encoders, abaixo segue alguns modelos mais aplicados: 








VEJA MAIS : 



MOTOR DE PASSO - CLIQUE AQUI 












TACO GERADOR - CLIQUE AQUI 

SERVO MOTOR - CLIQUE AQUI 












Tacogerador

TACOGERADOR

Os TACOGERADORES são elementos eletromecânicos utilizados para informar a velocidade de rotação, gerando em sua saída uma tensão contínua proporcional à sua rotação. 

Seu funcionamento é baseado no principio do motor de corrente continua com escovas que funcionam como gerador. O campo magnético é obtido por meio de um ima permanente cujos pólos encontram-se dispostos nas faces.

Diferente dos encoders, os tacos geradores utilizam sinal analógico em suas saídas, por isso suas aplicações tem reduzido de forma muito significativa na industria em geral por serem substituídos por encoders que oferecem mais precisão e uma maior gama de aplicação. 

Tacogerador nunca deve ser confundido com motor de corrente continua, pois nunca deve ser aplicada nenhuma tensão ao um taco gerador. O par de cabos que saiem, devem ser ligados em um controlador ou receptor para receber o sinal gerado pelo tacogerador. 

Segue a baixo alguns modelos de tacogerador: 

Veja também sobre encoders. CLIQUE AQUI -- 








VEJA MAIS : 




ENCODER - CLIQUE AQUI













MOTOR DE PASSO - CLIQUE AQUI 













SERVO MOTOR - CLIQUE AQUI 












Servo motor - parte 2

SERVO MOTOR - PARTE 2

MÁQUINAS COM EIXOS COM ALTA PRECISÃO 








MÁQUINAS DE ESTAMPA DIGITAL 



AEROMODELISMO, BARCOS E CARROS DE CONTROLE REMOTO







VEJA MAIS A BAIXO

PARTE 1 - CLIQUE AQUI  - Comentários e dados de funcionamento!! 


ENCODER - CLIQUE AQUI













MOTOR DE PASSO - CLIQUE AQUI 













TACO GERADOR - CLIQUE AQUI 

SERVO MOTOR - CLIQUE AQUI 










Servo motor

SERVO MOTOR

O servomotor é uma máquina síncrona composta por uma parte fixa (o estator) e outra móvel (o rotor). O estator é bobinado como no motor elétrico convencional, porém, apesar de utilizar alimentação trifásica, não pode ser ligado diretamente à rede, pois utiliza uma bobinagem especialmente confeccionada para proporcionar alta dinâmica ao sistema. 
Apresenta movimento proporcional a um comando, como dispositivos de malha fechada, ou seja: recebem um sinal de controle; que verifica a posição atual para controlar o seu movimento indo para a posição desejada com velocidade monitorada externamente sob feedback de um dispositivo denominado taco ou sensor de efeito Hall ou encoder ou resolver, ou tachsin, dependendo do tipo de servomotor e aplicação. O rotor é composto por ímãs permanentes dispostos linearmente e um gerador de sinais (resolver) instalado para fornecer sinais de velocidade e posição, e podem variar de giro de 180 a 360º dependendo do modelo, 
De um servomotor são exigidos, dinâmica, controle de rotação, torque constante e precisão de posição|posicionamento. As características mais desejadas nos servomotores são o torque constante em larga faixa de rotação (até 4500 rpm), uma larga faixa de controle da rotação e variação (até 1:3000) e alta capacidade de sobrecarga
Existem diversas aplicações com os servomotores, inclusive com uso de encoder tem até substituído em muitas aplicações que exigem alta precisão o uso do motor de passo. 
As aplicações são diversas como listadas a baixo: 


CONTROLE DE VALVULAS









ENCODER - CLIQUE AQUI













MOTOR DE PASSO - CLIQUE AQUI 












TACO GERADOR - CLIQUE AQUI 

SERVO MOTOR - CLIQUE AQUI 








quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Video oque fazer em queda de poste!!



Assista ao vídeo abaixo, e divulgue ao seus parentes e familiares é muito importante que todos saibam!!!   

 

A postagem completa aqui : Queda de cabo do poste saiba o que fazer!




Queda de fio do poste oque fazer!!!


 O que fazer em caso de queda de fio do poste!!






Queda de fios de alta tensão não são tão incomuns no Brasil, onde os cabos utilizados para distribuição instalados nos postes, não segue a um padrão rigoroso de manutenção períodica.


  
  No Brasil a maior parte dos cabos que passam pelos postes distribuindo energia variam entre 11 e 13.8 Kv, ou seja entre 11.000 e 13.800 volts. Imagine que na sua casa as tomadas tem uma tensão entre 110 até 230 volts, e o choque já pode matar. 

  A grande diferença entre a baixa tensão ( tensão utilizada nas tomadas da sua casa) e a média tensão ( acima de 1.000 volts) essas usada nos poste para distribuir energia, é que não a chance para sobreviver ao choque, são raros os casos em que há um sobrevivente a um choque acima de 11.000 volts. 

  Mas apesar de a chance de sobrevivência ser quase zero, existe como evitar o choque. E isso é muito importante que seja bem observado e seguido a risca. 

 

 Clique aqui para assistir ao video!


 Nunca se aproxime de um cabo de energia desses dos postes, somente equipamentos de EPIs certificados conseguem tal isolação. Nunca imagine que um chinelo, pneu ou cabo de vassoura poderá isolar dessa tensão, se tentar você certamente também será outra vitima.

 


Conectores e Terminais que Garantem eficiência e segurança nas Instalações Elétricas

Conectores e Terminais que Garantem eficiência e segurança nas Instalações Elétricas

Um dos primeiros tipos de conectores a serem produzidos em larga escala foram os conhecidos conectores de torção, estes por sua vez amplamente utilizados nas décadas de 80 e incrivelmente caíram em desuso posteriormente.

Atualmente surgiram diversos tipos de conectores e terminais para uso em instalações elétricas e quadros de comando, este que por sua vez proporcionam rapidez nas instalações, principalmente em quadros e caixas de passagem, o acondicionamento fica facilitado ganhando espaço e estética.

Muitos preferem não utilizar por diversos motivos, encarecimento no serviço, burocracia e falta de ferramentas especifica são os principais argumentos de técnicos e eletricistas, e de forma irônica eu somente concordo com o não uso destes conectores e terminais quando aplicados de forma errada e mal feitos como a foto abaixo.





Fora isto dou todo aval ao uso destes conectores e terminais, chega de fita isolante em tudo e veja os tipos de conectores e terminais disponibilizados para garantir eficiência e segurança aos seus projetos, confira !

Principais Tipos de Terminais e Conectores Elétricos


CONECTORES DE DERIVAÇÃO

TERMINAIS DE CONEXÃO

BARRA DE CONEXÃO LINEAR

BORNE SACKS

CONECTORES MOLA DE ENGATE RÁPIDO

CONECTORES DE TORÇÃO

CONECTOR PARALELO PRESSÃO